Páginas

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Antes que você me pergunte: O quem parkour tem a ver com kenjutsu?

Leia os textos abaixo e acompanhe meu raciocíno (se puder) a seguir:

O que é Kenjutso?
Nota¹: Kenjutso Hyoho Niten Ichi Ryu foi fundado na primeira metade do século XVII por Miyamoto Musashi (1584-1645). Essa técnica utiliza movimentos econômicos, sem espalhafatoso ou movimentos inúteis. Os golpes são exatos, e a distância exata e sem desperdício movimento. O bokken utilizado em Niten Ichi Ryu segue um modelo feito pelo fundador do estilo e que existe ainda em nossos dias.O Hyoho Niten Ichi Ryu possui técnicas com duas espadas, espada longa, espada curta e bastão.

O que é parkour?
Nota²: Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápida e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses.

Fonte – ambos retirados de Wikipédia – a enciclopédia livre

Vou ser breve pois esse é um post dedicado a quem pratica uma das duas artes acima ou mesmo ambas (como eu) os textos acima foram retirados da mesma fonte mas falam sobre atividades gritantemente distintas, enquanto uma foi criada no Japão feudal prega dentre outra coisas o combate e a rejeição ao abandono do campo de batalha a outra tem suas origens nas técnicas criadas justamente para os fins contrários e utilizada nas guerras do Vietnan vindo a tomar sua forma final nos subúrbios de Paris na França, mesmo assim se pode notar a similaridade de uma com relação a outra no que se condiz em “SER EFICIENTE”, farei outros posts a respeito de eficiência e sobre a relação do parkour com o kenjutso, mas neste momento gostaria que você apenas entendesse este conceito simples: "EFICIENCIA É FAZER O QUE TEM DE SER FEITO DE FORMA A OBTER O MELHOR RESULTADO POSSÍVEL!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário